A CNI – Confederação Nacional da Indústria divulgou um estudo sobre os rumos da indústria no Brasil até o ano 2022.
O estudo chamado Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, indica também os compromissos que o Brasil tem que cumprir para se colocar entre os países mais competitivos e produtivos do mundo. o estudo foi desenvolvido em colaboração com 520 pessoas: empresários, executivos, acadêmicos e presidentes de associações nacionais setoriais e federações de indústrias.
Acompanhe abaixo os fatores chaves que vão determinar o sucesso da indústria brasileira até 2022:
- Na base de tudo temos a educação. Uma sociedade educada é essencial na construção de instituições e de um ambiente favoráveis aos negócios. A educação também é o principal insumo para a inovação.
- A seguir, estão elementos ligados ao ambiente de atuação da indústria, que criam condições favoráveis aos demais fatores. São eles ambiente macroeconômico, eficiência do Estado, segurança jurídica e desenvolvimento de mercados.
- O terceiro grupo impacta diretamente os custos de produção e dos investimentos, influenciando as condições de oferta. São eles a tributação, o financiamento, as relações do trabalho e a infraestrutura.
- Por fim, tem-se o fator-chave inovação e produtividade, ligado às competências da empresa industrial.
É possível acompanhar os 10 fatores do Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022 separadamente para que se tenha uma dimensão dos desafios e os compromissos que o Brasil deve enfrentar para poder estar entre as maiores economias do país.
Clique nas Imagens abaixo para ver o detalhamento dos fatores: