Warning: Cannot unset offset in a non-array variable in /home/lumatech/www/wp-includes/cron.php on line 151

Warning: Cannot unset offset in a non-array variable in /home/lumatech/www/wp-includes/cron.php on line 153
Quarta Revolução Industrial com as "Smart Factories" | Usinagem HSM, Moldes injeção plástico, Eletroerosão a fio, Eletroerosão por penetração

+55 19 3242-9544 | 19 3242-9104

Quarta Revolução Industrial com as “Smart Factories”

Está sendo anunciada por vários especialistas “A Quarta Revolução Industrial”, a medida que caminhamos para um movimento inevitável: a criação das “Smart Factories” ou fábricas inteligentes.

“Estas fábricas inteligentes vão mudar totalmente a cadeia produtiva no mundo todo, iniciando uma nova era de produtividade, eficiência, resposta de demanda e customização de produtos” é o que afirma Tom Comstock Vice Presidente Executivo Mundial de Marketing, Produto e Estratégia da AprisoSegundo Tom, o assunto já discutido por CEOs de grandes indústrias e é a tendência mais forte em análises do seguimento industrial no mundo todo. 

A revolução começou algumas décadas atrás quando fabricantes começaram a criar “células inteligentes de produção”, pela primeira vez integrando tecnologia da informação com tecnologia de produção em tempo real. Quando estas células inteligentes de produção foram evoluindo, surgiram as “linhas individuais de produção inteligentes” e posteriormente unidades individuais de fábricas inteligentes.

“Eu não só acho que vai acontecer, mas penso que é um processo inevitável de padronização dos sistemas de produção com a adoção de plataformas baseadas em estratégias de integração e padronização, mais e mais lideres de mercado estão fazendo isso ano após ano.”Tom Comstock

Hoje com sistemas de produção em escala mundial e alta complexidade da cadeia de suprimentos está forçando o surgimento de segmentos industriais inteiros interligados de ponta a ponta aplicando a integração de tecnologia da informação e tecnologia produtiva.

O tema mais comum na discussão do tema é a inteligencia de comunicação entre aparelhos e pessoas, na busca de melhor, mais rápido e eficiente processos de produção. Uma coisa é pensar na aplicação deste novo conceito em uma linha de produção ou em uma unidade fabril, outra é pensar em TODA a cadeia de suprimentos e produção de um setor industrial. 

 

Fabricas inteligentes - sistemas integrados

Como será a Industria Inteligente do Futuro?

Para alguns vai parecer uma única maquina que funciona em sincronia, apesar de suas camadas de complexidade de dúzias de plantas fabris, centenas de produtos e processos e intricada cadeia de suprimentos.

Imagine os seguintes possíveis cenários:

  • Um cliente faz um pedido online, a peça é estampada ou forjada, fabricada ou programada (ou construída lá mesmo numa impressora 3D), e então despachada no mesmo dia para o endereço mais próximo do cliente ou para a planta fabril onde será usada; isso tudo sem nenhum contato ou intervenção humana direta na execução da atividade.
  • Se um problema de qualidade é detectado na linha de produção, TODOS os produtos que podem apresentar o mesmo defeito são instantaneamente isolado com um sistema avançado de triagem, não importa qual continente eles estejam. A linha de produção de qualquer fábrica ou montadora usando o mesmo sistema seria interrompida imediatamente e o problema poderia ser contido em minutos, se não segundos após o problema ter sido descoberto.
  • Se houver uma mudança de mercado, fabricantes estariam prontos a lançar novos produtos mundialmente com um “lançamento vertical” de alta eficiência desde o primeiro dia.

Enquanto isso, virtualmente toda a perda e ineficiência estaria sendo eliminada do sistema global de suprimentos, já que todas as maquinas estão trabalhando em harmonia. A Produção é coordenada perfeitamente de ponta a ponta com os parceiros envolvidos no projeto do produto.

Imagine agora: porque tanta gente importante e poderosa no meio industrial está falando sobre este tema? Porque somente agora a tecnologia essencial que pode tornar esse sistema de integração possível existe de fato não só nas fábricas, mas em todo o sistema de produção e suprimentos. Inteligencia e tecnologia da informação permeia todos os processos de produção aplicados hoje em dia, desde de etiquetas para triagem de peças, as maquinas que as colocam a peça na linha de produção até caminhões que  caminhões que fazem o transporte do produto final. A magia agora, é fazer todos esses sistemas trabalharem em harmonia, como se fossem um só.

A revolução vai acontecer mesmo ou é só um mito?

“Eu não só acho que vai acontecer, mas penso que é um processo inevitável de padronização dos sistemas de produção com a adoção de plataformas baseadas em estratégias de integração e padronização, mais e mais lideres de mercado estão fazendo isso ano após ano.” diz Tom Comstock. Uma vez que todas estas empresas estejam integradas em rede, desde o design do chão de fábrica até o mais distante ponto na cadeia de suprimentos, o projeto do Sistema de manufatura inteligente estará ao nosso alcance.” completa ele.

E você? Acha possível um sistema de produção integrado de ponta a ponta na cadeia produtiva? Você acredita neste cenário em breve, por exemplo, no setor automotivo?

Deixe suas opiniões abaixo e compartilhe esse texto nas redes sociais.

 

 

Marcado com: ,
Publicado em Blog
Curta a nossa página
@Lumatech_Brasil
Enquete
O que achou no novo site?