Warning: Cannot unset offset in a non-array variable in /home/lumatech/www/wp-includes/cron.php on line 151

Warning: Cannot unset offset in a non-array variable in /home/lumatech/www/wp-includes/cron.php on line 153
Moldes para injetoras de plástico com HSM High Speed Machining | Usinagem HSM, Moldes injeção plástico, Eletroerosão a fio, Eletroerosão por penetração

+55 19 3242-9544 | 19 3242-9104

Moldes para injetoras de plástico com HSM High Speed Machining

A vida moderna e a indústria nos proporcionam acesso a coisas incríveis! Se pararmos para pensar um momento nos objetos que nos cercam, veremos que dentro de cada um deles tem um universo de inovação e tecnologia.

O plástico foi uma das mais significativas contribuições da Química para o conforto da humanidade, e ao mesmo tempo se tornou uma preocupação global devido a sua expansão, este mesmo plástico foi parar no fundo dos rios, lagos, mares e aterros. Os polímeros plásticos, aliados a tecnologias de produção, proporciona a produção desde de uma simples sacola de supermercado até peças para aviação, automotivas, náuticas e aeroespaciais.

Possibilidades Infinitas

É exatamente assim que podemos descrever o plástico: ‘Possibilidades infinitas’.  Tão presente na produção industrial e na nossa vida cotidiana, que fica quase inimaginável a vida sem ele.

Mas e daí?! Como são feitas as peças de plásticos que vemos todos os dias em todos os lugares? As peças de plástico para serem produzidas dependem do derretimento do polímero / resina plástica e ao mesmo tempo de um molde para que o plástico se torne o produto final, ou pelo menos parte dele.

Granulado de resina plástica usada no processo de fabricação de peças de plástico

Granulado de resina plástica usada no processo de fabricação de peças de plástico

Este processo de derreter o polímero e colocá-lo no molde é feito por maquinas especiais chamadas de Injetoras de Plástico. As injetoras são maquinas sofisticadas que atendem a produção em larga escala de peças de plástico, o mais interessante é que os moldes para injetoras de plástico permitem que a mesma maquina produza diferentes tipos de peças. Troca-se o molde e os polímeros; novas peças começam a ser produzidas. Algumas injetoras são gigantes e produzem peças de carros inteiras, como para-choques e painéis em poucos segundos.

Moldes para Injetoras de plástico

Se as injetoras é que produzem as peças de plástico usando o polímero, e o molde vem de onde? os moldes são peças estratégicas para que o resultado da produção seja adequado e dentro dos padrões de design, durabilidade e qualidade da peça.

Imagine uma empresa que produza retrovisores para carros; a precisão na construção do molde para os retrovisores deve ser no minimo perfeita, caso contrário cada maquina na fábrica irá fabricar retrovisores com medidas diferentes. O cliente da empresa, neste caso a montadora de veículos, ficaria em situação delicada perante ao consumidor tendo que fazer o recall de milhares de veículos para a troca da peça. Sem falar na bombardeio de críticas e reclamações pelas redes sociais que deixariam o Departamento de Marketing da montadora a beira da loucura.

Funcionamento de uma injetora de plástico fonte Repian

Esquema básico de funcionamento de uma injetora de plástico. Fonte www.repian.com.br

Os moldes originais são fornecidos pelas empresas que desenvolveram o design da peça, no caso da fábrica de retrovisores, o molde vem da montadora. Com o passar do tempo ou por outras razões estes moldes precisam de manutenção para a correção de imperfeições aí é que entra o “HSM” sigla em inglês para High Speed Machining.

Através do serviço de usinagem usando o “HSM – High Speed Machining” é possível devolver ao molde para injetoras de plástico a sua forma original mantendo assim a qualidade e fidelidade das peças produzidas pela indústria de plástico. Com o projeto é possível também a fabricação de moldes novos dentro das especificações e padrões exigidos pelo fabricante das peças.

Para esse trabalho de “HSM – High Speed Machining” são necessárias maquinas de alta precisão e ferramental de alta tecnologia. Algumas maquinas indicadas para o trabalho são:

  • Mikron VCP 800;
  • Okuma MB 56
  • Okuma 4020;
  • Okuma Cadete.
Mikron VCP 800 - Usinagem High Speed Machining - Lumatech

Estas maquinas tem capacidade de trabalho de até 1.200 kg.

 

 

 

 

 

 

 

 

Vejamos agora o processo de produção de peças de plástico usando vários tipos de moldes. A produção de brinquedos exige que vários moldes sejam aplicados no processo produtivo, afim de que no final da linha obtenha-se o produto final, neste caso o brinquedo completo. Para os amantes de Lego um vislumbre de como nascem os famosos blocos que encantam gerações e gerações.

 


Solicite mais informações Usinagem de moldes para injetoras de plástico clicando no botão abaixo:

Moldes para Injetora de PlásticoFale com a Lumatech
Marcado com: , , , ,
Publicado em Blog, High Speed Machine
Curta a nossa página
@Lumatech_Brasil
Enquete
O que achou no novo site?