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Equipe Unicamp E-Racing tem o patrocínio da Lumatech

A Equipe Unicamp E-Racing é composta por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e tem o objetivo de desenvolver veículos monopostos (um só lugar) elétricos e de alto desempenho.

A equipe foi formada em Outubro de 2011 com o objetivo de desenvolver o primeiro carro elétrico funcional do Brasil para uma competição nacional e internacional. A equipe tem dois anos de idade, porém seus membros são experientes participando de vários projetos desta natureza.

A Lumatech participa do projeto fazendo o corte com jato d’água de peças para o carro de 2013, na imagem abaixo o primeiro lote de peças:

Corte com Jato de água peças Equipe Unicamp E-Racing

 

A Competição

Em 2004, a SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers) instituiu no país uma modalidade de competição universitária que já possuía grande notoriedade no exterior, a Fórmula SAE. Nesse evento, estudantes de graduação e pós-graduação das Engenharias Mecânica e Elétrica devem construir um veículo do tipo fórmula que atenda a determinadas especificações regulamentadas pela SAE internacional. A competição do Fórmula Elétrico, assim como do Fórmula a combustão, visa incentivar o trabalho em equipe e fazer com que os alunos levantem fundos, planejem e analisem os custos através de simulação do desenvolvimento de um novo produto e, principalmente, aprimorar a formação profissional dos participantes buscando atender as futuras exigências do mercado, uma vez que engenheiros com conhecimento em ambas as áreas (mecânica e elétrica) ainda são raros no meio profissional.

O veículo a ser desenvolvido é um monoposto com motor elétrico de até 100kW, alimentado por um conjunto de baterias, que passa por avaliações em provas estáticas e dinâmicas, dentre elas: concepção técnica, execução e montagem, aceleração, pista/corrida e viabilidade comercial.

Vale salientar que a Competição de Fórmula SAE Brasil vem ganhando mais visibilidade na mídia a cada ano que passa e as equipes brasileiras estão crescendo,tanto em número como em nível técnico. Isto pôde ser visto na VIII Competição de Fórmula SAE Brasil que contou com a participação de 22 equipes inscritas. No caso específico do Fórmula Elétrico, por ser a primeira competição de veículos elétricos do Brasil e devido ao emprego de tecnologias de ponta e ao seu forte apelo ambiental, espera-se que a exposição na mídia seja ainda maior.

fonte: página oficial da Equipe Unicamp E-Racing: http://unicamperacing.com/efsae/?page_id=13

Carro desenvolvido pela Equipe Unicamp E-RACING em 2012.

Carro desenvolvido pela Equipe Unicamp E-RACING em 2012.

Vitórias em 2012

Equipe Unicamp E-Racing vence competição FSAE Eletric em 2012 no Brasil

A equipe Unicamp E-Racing vence a competição nacional em 2012 e a equipe poderá representar o Brasil na Formula SAE Eletric, competição que a SAE INTERNATION estreia de 19 a 22 de junho de 2013 também em Lincoln.

Para os capitães das equipes campeãs, o resultado em Piracicaba foi graças ao esforço de todos os estudantes envolvidos em cada projeto. “Foram 13 meses de trabalho, principalmente do pessoal de Engenharia Elétrica, desafiados em relação à bateria”, diz Diego Bravo, capitão da equipe, formada por 12 estudantes de engenharias Mecânica, Elétrica e da Computação.
SEM BARULHO – A equipe de Campinas ganhou, ainda, sete das oito menções honrosas concedidas pelos juízes da competição: Aceleração, Apresentação, Eficiência Energética, Autocross, Enduro, Projeto e Skid-Pad ( teste de estabilidade e aceleração lateral do veículo). “O carro é muito bom, não faz nenhum barulho, a gente ouve até as pedrinhas a pista e a galera bater palmas”, disse o piloto da equipe Walace Giallonardo, ao pilotar o carro na prova de enduro, em os carros tinham de realizar duas baterias de 11 voltas, num circuito de 18 km.

Equipe vence competição nos EUA

A equipe Unicamp E-Racing foi a grande vitoriosa da Fórmula SAE, que reuniu carros elétricos e foi realizada nos Estados Unidos. A equipe, que conta com o apoio do Instituto de Pesquisas Eldorado, obteve a primeira colocação em sete dos oito quesitos avaliados e encerrou a disputa com 985 pontos de 1.000 possíveis.

Os itens avaliados no monoposto criado por alunos da Unicamp envolveram conceitos, como design e custos de produção, e testes práticos, incluindo provas de endurance (22 km), aceleração, eficiência de consumo, entre outros.

O carro vencedor é um monoposto de 227 kg e 2,8 metros de comprimento. A estrutura é feita em aço, e a carroceria, em fibra de vidro. O motor elétrico utilizado é de fluxo axial – considerada a tecnologia mais moderna nesse segmento. Assim, o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos e manter autonomia de 22 km.

 

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