+55 19 3242-9544 | 19 3242-9104

Corte com jato d’água, como é que pode?

A maquina de corte com jato d’água é usada em empresas de usinagem para cortar peças de metal usando um jato de água em altíssima pressão.

Por mais incrível que possa parecer, se você conseguir produzir um jato de água na pressão e condições adequadas, este pode cortar virtualmente qualquer material. Imagine uma maquina que consiga produzir um jato de água 30 vezes mais forte do que aquele das maquinas de limpeza usadas para lavar carros.

Lavar o carro no lava-rápido é um exemplo perfeito do que acontece quando usamos água em alta pressão; a sujeira da lataria do carro, pneus, para-choques e vidros é literalmente arrancada da superfície pela velocidade da água.

Esquema do jato de corte no sistema Mitsubishi WaterjetO segredo para cortar metais e outros materiais usando água é exatamente o mesmo. A maquina é composta de uma ferramenta que mantem o fluxo de água constante, que passa por um bico especial e fino, esse jato quando entra em contato com o material, literalmente desloca as moléculas produzindo o corte.

Ao contrário dos outros sistemas de corte existentes, o corte com jato d’água não causa estresse ao material, não produz poeira e não aquece. Características que são importantes para cortes delicados e finos em certos materiais.

E quem acha que o uso de jato d’água em alta pressão é coisa recente se engana; em 1852, maquinas de alta pressão eram usadas em minas de ouro no Estado da Califórnia nos Estados Unidos. Vapor e água sob pressão eram usadas para limpeza em 1900. Maquinas de alta pressão de água foram usadas para a mineração nos anos 60, e a mais ou menos 10 anos a indústria começou a usar maquinas de alta pressão para corte de metais e outros materiais.

Antigamente somente uma peça de de metal de cada vez podia ser cortada usando serra ou outro material de corte mecânico. O processo consumia muito tempo e dinheiro.

Hoje maquinas de corte com jato d’água controladas por computador são usadas para cortar materiais de alta dureza e pesados ou mesmo materiais delicados como plástico. A mistura de água com abrasivo usada nas maquinas é ejetada a uma velocidade de 1450 Km/h ou 403 m/s.

As maquinas de corte por jato d’água são capazes de cortar:

  • Mármore;
  • Granito;
  • Pedra;
  • Metais;
  • Plásticos;
  • Madeira;
  • Aço inoxidável

 

As maquina usada na Lumatech possui uma das mais modernas maquinas de corte com jato d’água, uma Mitsubishi WaterJet Suprema que pode cortar um “sanduíche” de materiais diferentes com espessura de até 6 polegadas sem problema algum.

O processo não produz poeira, não produz cheiro ou gases e não aquece os materiais, o que não altera sua composição ou integridades na área de corte. Os cortes podem ser delicados e finos e não requer acabamento no corte feito.

O processo de corte usando a  Mitsubishi WaterJet Suprema economiza tempo, material e custo. O engenheiro passa o desenho da peça com as especificações do material por e-mail e um orçamento é emitido logo em seguida, estas mesmas informações são usadas para a programação da maquina que vai fazer os cortes.

Marcado com: , , ,
Publicado em Blog
Curta a nossa página
@Lumatech_Brasil
Enquete
O que achou no novo site?